Voltar
Congresso da Magistratura do Trabalho estimula doação de sangue
Congresso da Magistratura do Trabalho estimula doação de sangue
29 novembro, 2024

Congresso da Magistratura do Trabalho estimula doação de sangue

Movimento visa contribuir com o ODS 3, que visa assegurar saúde e bem estar

Ciente da necessidade de ampliar o número de doadores de sangue no país, o III Congresso Nacional e I Internacional da Magistratura do Trabalho, na edição 2024, lançou uma campanha que visa estimular os participantes a se tornarem doadores regulares. Para fomentar a adesão, integrantes da organização do Congresso se deslocaram até o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu e doaram sangue. 

 

O sangue coletado por essa unidade atende a nove municípios da região. Em média, o Hemonúcleo recebe 1200 doações/mês, o que representa 54 mil litros de sangue doados. Como realiza uma média de 1700 transfusões mensais, ainda existe um déficit na captação. 

 

Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,4% da população brasileira é doadora regular. Isso significa dizer que 14 em cada mil brasileiros inseriram na rotina a doação de sangue. Vale lembrar que cada doação pode ajudar a salvar quatro vidas. Até setembro deste ano, foram realizadas 2.516.237 doações no país.

 

Embora esse índice esteja dentro do preconizado pela Organização Mundial da Saúde, que defende que até 3% da população seja doadora regular, é preciso ampliar o número de voluntários para que o estoque de sangue não fique ameaçado. 

 

Esse ato atende ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Organização das Nações Unidas, que visa assegurar saúde e bem-estar a toda população. 

 

E esse sangue coletado é utilizado para atender diversas situações, como anemias crônicas, hemofilia, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer, entre outras doenças graves. E a temporada de final de ano pressiona ainda mais os hemocentros em razão do aumento das ocorrências. 

 

Se você tem entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos e boa condição de saúde, pode se tornar um doador. Procure uma das 32 unidades de coleta de sangue existentes no país e se una a esse grande movimento solidário. 

 

O Congresso é uma realização da Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT), com organização da Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP). 

 

Michely Figueiredo - Assessoria ABFP

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Mensagens